Atualmente muito se ouve falar em investimentos, em viver de renda, mas apesar dessa recente popularização do termo, muitas pessoas ainda acreditam que o universo dos investimentos é obscuro e difícil de entender. Então, se você está à procura de dicas para investir e desmistificar esse assunto você veio ao lugar certo.
Mas antes vamos saber por que investir é um bom negócio.
A maioria das pessoas deseja aumentar seu patrimônio sem necessitar despender grandes esforços ou altas quantias em dinheiro. Por isso, o investimento, principalmente em empresas, é uma forma eficiente e segura de multiplicar a sua renda a médio e longo prazo.
Vantagens
Investindo em empresas você tem a possibilidade de ganhos regulares; as aplicações podem ser feitas de casa, através da internet; há um potencial para altos rendimentos, além da possibilidade de investir em empresas sérias e já consolidadas no mercado.
Agora que você sabe um pouco sobre investimentos, vamos às dicas para você começar a investir.
Faça o seu planejamento financeiro
Assim como nas demais áreas da sua vida, na financeira o planejamento é uma etapa muito importante para que seja possível alcançar as suas metas e objetivos. Por isso, antes de pensar em investir faça um mapeamento da sua vida financeira até que você conheça todas as entradas e saídas do seu orçamento.
Para tanto, há diversos suportes que você pode utilizar, como planilhas e aplicativos nos quais você registra todas as suas receitas e despesas, anotando até aquele cafezinho na padaria. Entenda que esse cafezinho pode fazer diferença no seu orçamento.
Registrar a entrada e saída de dinheiro, ajuda você a visualizar melhor a sua vida financeira, cortar gastos desnecessários e assim ter mais dinheiro disponível para investir.
Após conhecer todo o caminho que o seu dinheiro realiza mensalmente, pense quais os seus objetivos e desejos a médio e longo prazo. O seu investimento tem que ter um porquê. Pode ser viver de renda a partir dos 50 anos ou fazer aquela viagem dos sonhos.
Conhecendo os seus objetivos trace metas reais e aplicáveis. Por exemplo, “vou investir R$ 300 por mês” ou “daqui a 2 anos quero ter R$10 mil reais investidos”.
Com o seu planejamento em mãos siga para a fase mais importante: cumpra-o.
Busque conhecimento
Ao surgir o desejo por investimentos, uma das primeiras coisas que você deve fazer é buscar se informar sobre o assunto para diminuir os riscos e evitar os prejuízos. Na internet há uma infinidade de dicas de livros; canais de vídeo e sites especializados em investimentos; além de profissionais e empresas do segmento que prestam consultoria e que poderão lhe auxiliar.
Para investir bem é precisar conhecer os tipos de investimentos disponíveis, suas vantagens e desvantagens, e estar sempre atento às mudanças do mercado.
Tenha uma reserva de emergência
Quando se trata de investimos, um dos primeiros objetivos do dinheiro investido deve ser a formação da reserva de emergência que irá te salvar naqueles imprevistos. Os especialistas recomendam que essa reserva deve ser formada por 6 vezes o seu custo mensal.
Conheça o seu perfil de investidor
Antes de escolher o tipo de investimento mais adequado para a sua realidade, conheça o seu perfil de investidor. Entenda se você se aproxima mais do investidor conservador, do moderado, do arrojado ou do agressivo.
Escolha, adote uma estratégia e acompanhe
Depois que você estudou os tipos de investimentos, conheceu o seu perfil de investidor e escolheu qual a linha de investimentos irá seguir é preciso que você acompanhe o desempenho das aplicações e sua lucratividade.
Conheça mais sobre investimentos em www.peakinvest.com.br/blog