Personal Banker: 6 dicas para se destacar na carreira!

Com a aplicação do open banking no Brasil, a profissão de personal banking ganhou destaque no
mercado. Afinal, esse sistema bancário permite que os clientes compartilhem suas informações
financeiras entre as instituições, abrindo diversas oportunidades. Nesse cenário, o personal banker é um aliado de pessoas físicas e jurídicas para encontrar as melhores soluções do mercado. Assim, o profissional proporciona maior liberdade aos consumidores, fazendo a área ser cada vez mais procurada pelos usuários do sistema financeiro. Quer saber como ganhar destaque na carreira de personal banker? Acompanhe este post e conheça 6 dicas para ter sucesso na profissão!

Personal Banker: 6 dicas para se destacar na carreira! 1

O que faz o personal banker?

O personal banker é um profissional autônomo que realiza um trabalho de curadoria, ajudando clientes a encontrarem as soluções mais adequadas do mercado financeiro. Ele é capacitado para orientar o consumidor sobre as ofertas de seguros, créditos, investimentos, consórcios e outras opções. Nesse caso, o personal banker utiliza a plataforma de bancos digitais e outras instituições financeiras como seu portfólio, sendo que a parte operacional será realizada pelo parceiro. Dessa maneira, é comum que ele não tenha vínculo somente com uma instituição financeira.

Entre as atribuições desse profissional estão:
● prospectar clientes;
● auxiliar a abertura e gerenciamento de contas bancárias;
● ajudar na decisão sobre o melhor produto ou serviço;
● encaminhar dos usuários para especialistas, sempre que necessário;
● esclarecer dúvidas;
● orientar sobre os produtos financeiros e investimentos.

Quais as oportunidades que essa profissão oferece?

Entendendo o que é um personal banker, é possível que você tenha dúvidas se essa carreira pode ser interessante. Portanto, é preciso esclarecer esses questionamentos para conhecer as oportunidades da profissão.
Para começar, por ser uma ocupação autônoma, você tem a liberdade para escolher quando e onde trabalhar. Ou seja, é possível ter flexibilidade de horários e uma rotina personalizada. Ademais, você é o seu próprio chefe e pode realizar o trabalho da forma que julga melhor para o seu negócio.

Outro ponto importante se refere à remuneração, que é comissionada. Ou seja, você ganha uma porcentagem em cima de cada negócio fechado, podendo fazer o seu próprio salário. Com isso, pessoas que gostam de vender podem obter bons rendimentos.
Como o profissional deve ter grande experiência no sistema financeiro, a profissão de personal banker pode ser uma oportunidade para ex-funcionários de instituições bancárias ou pessoas que queiram migrar para a carreira autônoma, por exemplo.

6 Dicas para se destacar e ter sucesso como Personal Banker

Agora que você já sabe as principais oportunidades da profissão, é o momento de descobrir as 6 dicas para se destacar como personal banker. Dessa forma, você pode obter o sucesso que tanto almeja na carreira.

1. Pratique educação continuada

A educação continuada consiste na prática de buscar aprendizado constantemente. Assim, mesmo após a formação profissional, é interessante continuar estudando para se aprimorar. Isso porque estudar não se limita a trazer qualificação para a área de atuação, mas também traz outras vantagens.

Alguns exemplos são:
● melhora o vocabulário;
● fornece argumentos para a negociação;
● desenvolve o centro crítico;
● amplia o campo de visão sobre o mundo e a sociedade.
Ao se capacitar, você passa mais autoridade para as pessoas e, consequentemente, confiabilidade. Logo, os clientes satisfeitos recomendam o seu trabalho para outros, aumentando a sua cartela e gerando mais receita.

2. Faça networking

O networking é a sua rede de contatos profissionais, que pode ser construída em conversas formais ou, até mesmo, informais. Dessa maneira, quanto maior ele é, mais oportunidades você tem no mercado. Embora muitas pessoas tenham resistência em fazer networking, seja por introversão ou outro motivo, é preciso construí-lo. Para isso, você pode frequentar eventos, como feira de negócios, cursos, palestras e outros locais que pessoas da mesma área estarão.

3. Tenha um planejamento

Por ser um trabalho autônomo, o personal banker não tem uma chefia para cobrar metas. Isso pode ser positivo, pois reduz a pressão no dia a dia, há maiores chances de distração e improdutividade. Por esse motivo, é importante ter um planejamento, estabelecer objetivos e executar ações para alcançá-los. Além disso, você deve ter disciplina para manter o foco e a produtividade a fim de alcançar destaque na carreira.

4. Seja proativo(a)

Como a atuação do personal banker é de consultoria, a proatividade é essencial para o sucesso da profissão. Logo, é necessário buscar as melhores soluções financeiras para os clientes, mesmo quando o problema deles ainda não são tão evidentes. Para isso, tente entender a situação do seu cliente, seja pessoa física ou jurídica, se mostre interessado em ajudar e faça sugestões, caso tenha abertura. Desse modo, você se destaca dos profissionais que não apresentam essa proatividade no atendimento ao consumidor.

5. Tenha uma boa comunicação

Além de proatividade, uma boa comunicação é indispensável para o personal banker. Afinal, é preciso se fazer entender para passar autoridade e confiança. Nesse sentido, o primeiro passo é saber se expressar com objetividade e flexibilidade. Você precisa ser claro e se adequar à linguagem da pessoa com quem está conversando. Por exemplo, se o seu cliente é um indivíduo de linguajar simples, é necessário se comunicar de forma acessível para se conectar com ele. Caso contrário, você se distancia do cliente, pois há maiores chances de ele não entender as suas explicações e orientações.

6. Tenha parceiros de sucesso

Como você viu, o trabalho do personal banker inclui lidar com diversas instituições financeiras. Nesse sentido, vale a pena ter parceiros sólidos no mercado, porque isso ajuda na sua credibilidade e sucesso na carreira.
A Peak Invest, por exemplo, é uma fintech de crédito que conecta investidores a empresas e operações de crédito estruturadas, como Home Equity, Financiamento de Máquinas e Equipamentos, entre outros. Desse modo, ela contribui para o maior alcance de uma economia colaborativa e atrai diversos interessados nas soluções ofertadas.
Ao ser um parceiro da Peak Invest, você permite que as empresas que são suas clientes tenham acesso à captação de recursos por meio da plataforma de operações P2P Lending. Dessa forma, o negócio pode utilizar o capital para financiar seus projetos de desenvolvimento e expansão.
Neste conteúdo, você descobriu as oportunidades para personal banker e 6 dicas para se destacar nessa carreira. Agora, basta colocar as orientações em prática para buscar se tornar um profissional de sucesso e reconhecimento!
Gostou da possibilidade de ser um parceiro Peak Invest? Acesse a nossa página e entenda como fazer isso!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X