Por que a diversificação é tão importante na hora de montar sua carteira?

“Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta” é um ditado popular que define perfeitamente a importância de apostar na diversificação de investimentos na hora de montar sua carteira. Se você já entrou no mercado financeiro e está em dúvida em quais modalidades aplicar seu dinheiro, é preciso tomar algumas precauções e adotar estratégias para fazer seus recursos trabalharem sozinhos, multiplicando seu capital.

Isso porque o mercado é volátil, vulnerável e imprevisível. Ainda mais nesse momento de crise passageira do coronavírus. Nesse sentido, quanto mais você diversificar seus investimentos, maior será a chance de girar recursos e reduzir os riscos de prejuízos econômicos. Por essas e outras, não vale a pena depositar todas as suas fichas em apenas uma opção.

Neste post, explicamos a importância da diversificação de investimentos e como essa prática pode te beneficiar e alavancar suas aplicações!

Peak Invest - Diversificação

Mas o que representa diversificar investimento, afinal?

Em linhas gerais, a diversificação de investimentos nada mais é do que uma estratégia de distribuir o capital em modalidades distintas do mercado financeiro. Em outras palavras, trata-se de uma ação inteligente de aplicar dinheiro em diferentes ativos e formatos de investimento. Se você ainda acha que está “investindo” seu dinheiro deixando na poupança, saiba que pode estar perdendo dinheiro por deixá-lo parado rendendo abaixo da inflação.

Dessa forma, diversificar investimento significa montar uma carteira estratégica alocando recurso em diferentes aplicações, com o objetivo de evitar prejuízos decorrentes das constantes oscilações do mercado financeiro.

Essa prática é importante porque diminui os riscos de você perder dinheiro se uma modalidade de aplicações entrar em crise. Além disso, ela aumenta as chances de você fazer seu dinheiro trabalhar de forma eficiente. Criando um real equilíbrio de ativos.

Por que é tão importante apostar na diversificação de investimentos?

A diversificação dos investimentos é uma das estratégias mais eficientes de um investidor de sucesso. Tudo porque diversificar investimento é uma prática que te leva a um só resultado: boa rentabilidade a médio e longo prazo.

Resumidamente, a importância da pulverização de investimentos é enorme, tendo em vista que o mercado e financeiro e o contexto macroeconômico de um mundo tão globalizado é altamente volátil e instável.

Basta observar que uma pandemia, uma declaração de um presidente, ou qualquer outra variável social e política, pode influenciar diretamente no mundo dos negócios e das ações.

Está cada vez mais difícil saber qual tipo de investimento é mais rentável ou não, se vale mais a pena aplicar em renda variável ou renda fixa. Primeiro, você precisa identificar seu perfil investidor, estabelecer seus objetivos e assim distribuir seu capital em diferentes modalidades de aplicações financeiras. Se reconheça como investidor(a), entenda sua aptidão a risco e o quanto da sua renda está disposto a investir no médio/longo prazo. Busque conhecimento, estude e use as informações a seu favor.

Peak Invest - Diversificação de investimento

Quais são as vantagens dessa estratégia de aplicações no mercado financeiro?

Na prática, a relevância de diversificar o investimento se materializa também nos benefícios que essa tática pode render a você que começou no mercado financeiro agora.

Vale a pena apostar na diversificação de investimentos, ainda que suas aplicações sejam feitas apenas na renda variável ou somente na renda fixa. Adote essa estratégia e perceba as seguintes vantagens:

  • Menor risco de perdas financeiras;
  • Maximização dos ganhos com seu capital aplicado em diferentes modalidades, de acordo com as variações do mercado;
  • Equilíbrio para sua carteira.

Enfim, quando você for tomar qualquer decisão à respeito das suas aplicações, sobre onde investir seu capital, lembre-se do ditado de “nunca colocar todos ovos no mesmo saco”, para não correr o risco de perder todos de uma só vez.

Aproveitando o assunto, que tal ler nosso artigo sobre como montar uma carteira de investimento mais segura dentro da modalidade P2P Lending?

Por que a diversificação é tão importante na hora de montar sua carteira? 1

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X