O que são investimentos alternativos e por que investir neles?

O mercado financeiro tradicional não é o único ambiente onde você pode encontrar boas possibilidades para investir. Também há como escolher os investimentos alternativos, os quais oferecem oportunidades diferentes em relação ao risco e retorno.

Antes de recorrer a eles, entretanto, é importante entender como esses investimentos funcionam. Assim, você terá informações para ajudar na sua tomada de decisão — fazendo escolhas mais adequadas ao seu perfil e objetivos financeiros.

Neste artigo, você aprenderá o que são os ativos alternativos e descobrirá por que vale a pena investir neles. Confira!

O que são investimentos alternativos e por que investir neles? 1

O que são investimentos alternativos?

Os investimentos alternativos recebem esse nome porque eles se diferem das opções tradicionais. Enquanto os investimentos convencionais são aqueles encontrados em ambientes clássicos do mercado financeiro — como a bolsa de valores —, os tipos alternativos são disponibilizados de outras formas.

Muitas vezes, eles estão relacionados a setores novos ou em desenvolvimento. Ainda, eles podem se relacionar com possibilidades regulamentadas em um prazo mais recente.

Portanto, os investimentos alternativos tendem a ser mais novos — e ainda desconhecidos de muitos investidores. Contudo, é por esses motivos que eles também oferecem oportunidades interessantes ao investidor.

 

Como os investimentos alternativos funcionam?

Como você viu, pode ser considerado alternativo todo investimento que não se encaixa na classificação tradicional. Logo, o funcionamento costuma variar entre as possibilidades existentes, já que cada investimento tem as próprias características.

No entanto, existem pontos que costumam ser comuns a eles. Em geral, esses investimentos são realizados em plataformas e ambientes próprios das empresas que oferecem essas soluções. Logo, eles não são encontrados em ambientes tradicionais, como nas corretoras ou na bolsa de valores.

Além disso, essas alternativas de investimento tendem a apresentar mais riscos, já que não seguem as mesmas regras dos investimentos convencionais. Mas, como você viu, o aumento do risco pode tornar essas alternativas mais rentáveis.

Outra característica dos investimentos alternativos é que eles estão expostos à economia real. Com isso, os ativos tendem a acompanhar o desempenho da economia e podem sofrer menos com as oscilações do mercado.

Para entender melhor, considere o investimento convencional em ações. Ao investir nesses papéis, você pode lucrar se a empresa tiver resultados melhores. Porém, o resultado também depende da lei da oferta e da demanda. Então o comportamento dos investidores também influencia o desempenho — e não apenas a performance do negócio.

Por outro lado, ao optar por investir em um investimento alternativo, você tende a experimentar uma estabilidade maior em relação aos investimentos tradicionais. Afinal, os ativos reais estão igualmente expostos à economia real, mas menos expostos às oscilações do mercado.

O investimento P2P, por exemplo, permite que você invista em uma empresa de maneira alternativa — sem precisar recorrer à bolsa de valores, por exemplo.

Assim, o resultado do seu investimento dependerá mais das condições econômicas, financeiras e de mercado que o negócio representa — oferecendo um nível de segurança maior na comparação com o mercado tradicional.

 

Quais os principais investimentos alternativos do mercado?

Agora que você entende o conceito geral de investimentos alternativos, é interessante saber quais são os tipos disponíveis no mercado. Uma das opções mais conhecidas é o investimento em criptomoedas.

Essas são moedas digitais, que funcionam como códigos online descentralizados e criptografados. Com base nas negociações e no aumento do interesse por esses ativos, as moedas podem ganhar ou perder valor, gerando oportunidades de investimento.

Também há o chamado venture capital. Esse é o investimento feito em empresas de capital fechado e se baseia na compra de participação em companhias que não estão na bolsa de valores.

Outra possibilidade é o peer to peer lending (P2P). Também conhecido como empréstimo ponto a ponto, ele permite que pessoas físicas e jurídicas disponibilizem recursos para negócios interessados em captar recursos financeiros.

Ou seja, em vez de uma empresa buscar um empréstimo ou financiamento junto a um banco, ela pode levantar o dinheiro junto a investidores. O processo funciona de maneira totalmente regulamentada, por meio de uma plataforma voltada para esse fim.

Em troca, o investidor recebe o valor investido mais uma taxa de juros acordada. Já a empresa que capta os recursos paga menos taxas do que em um empréstimo ou financiamento tradicional, por exemplo. Assim, ambas as partes podem se beneficiar dessa opção.

 

Por que ter investimentos alternativos na carteira?

O próximo aspecto para saber sobre os investimentos alternativos envolve o que você pode ganhar com eles. Na prática, ter investimentos desse tipo na carteira pode ajudá-lo a rentabilizar seu portfólio. Como os riscos são maiores, é possível ampliar o seu potencial de retorno.

Além disso, os investimentos alternativos são descorrelacionados dos investimentos tradicionais. Ou seja, eles apresentam comportamentos independentes e, como resultado, tendem a oferecer resultados distintos do que o mercado convencional oferece.

Assim, uma queda no mercado financeiro pode não afetar o investimento alternativo na mesma intensidade, por exemplo. Logo, há uma redução geral dos riscos da estratégia e mesmo um aumento no potencial de ganhos. Com isso, você diversifica a sua carteira de investimento e amplia as possibilidades de lucro.

Em relação ao empréstimo P2P, especificamente, você tem a chance de apoiar negócios de diferentes setores e portes. Os recursos oferecidos poderão financiar novos projetos, ajudar os negócios a pagar dívidas ou garantir mais fôlego para conquistar espaço no mercado.

Dessa forma, seu investimento pode dar suporte ao desenvolvimento da economia — ainda que de maneira indireta. Isso se deve, principalmente, ao foco na economia real.

 

Como investir em P2P?

Como você viu, buscar alternativas de investimento fora do mercado tradicional pode ajudar sua carteira e sua estratégia de investimento. Entre as opções, há o P2P lending, sendo necessário saber como aproveitar essa oportunidade.

Antes de tomar a decisão de investimento, entretanto, é preciso conferir o seu perfil de investidor. Ele indica seu nível de tolerância ao risco e pode determinar se esse tipo de investimento é adequado para você.

Então considere a configuração do seu portfólio e analise se o risco potencialmente mais elevado de um P2P lending é alinhado à sua estratégia.

Também é necessário pensar nos seus objetivos financeiros e nos prazos. Em geral, o investimento dura o tempo que é disponibilizado para a empresa fazer o pagamento do empréstimo. Desse modo, o ideal é que você seja capaz de manter seu dinheiro investido por todo o período definido. Se as suas características estiverem alinhadas, é essencial buscar uma empresa financeira séria para fazer esse tipo de aporte. Com a Peak Invest, você terá toda a estrutura necessária para participar do modelo peer to peer lending.

Por meio da plataforma, você pode escolher de quais operações deseja fazer parte e o quanto pretende aplicar, considerando o mínimo exigido em cada possibilidade.

Já os recebimentos ocorrem mensalmente, conforme a empresa tomadora do empréstimo efetua os pagamentos. Assim, há como compor sua carteira com esses investimentos e acompanhar os resultados ao longo do tempo.

 

Conclusão

Como você descobriu, os investimentos alternativos podem ajudar a diversificar e a rentabilizar a sua carteira — e, entre eles, está o P2P lending. Se essa operação fizer sentido para o seu perfil e seus objetivos pessoais, é possível aproveitar os benefícios que ela oferece.

Quer saber mais sobre os investimentos alternativos? Fale conosco da Peak Invest e conheça nossas soluções!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X