7 indicadores de desempenho empresarial que vale a pena conhecer

Para que um negócio gere bons frutos, além de ter um planejamento bem elaborado, é necessário acompanhar os resultados ao longo do tempo. Mas como isso pode ser feito? A partir do monitoramento dos indicadores de desempenho empresarial.

Essas ferramentas são capazes de orientar a gestão ao oferecer material para a análise do desenvolvimento da empresa. Por esse motivo, é fundamental acompanhar esses índices para entender em que estágio a organização se encontra.

Entre os diversos indicadores de desempenho empresarial, existem, pelo menos, 7 que vale a pena conhecer e acompanhar. Continue a leitura para descobrir quais são!

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O que são e para que servem os indicadores de desempenho empresarial?

Antes de saber quais são os 7 indicadores de desempenho empresarial que você deve acompanhar, é importante ter o conceito dessa ferramenta em mente. Na prática, eles são um recurso utilizado para analisar os resultados das iniciativas de uma companhia. Assim, é possível entender se as medidas tomadas pelos gestores contribuem para o crescimento da empresa, por exemplo. A partir dessa análise, os tomadores de decisão podem avaliar se o planejamento estratégico pode ser mantido ou se é preciso ajustá-lo.

Por exemplo, o indicador de lucratividade permite saber se a organização obteve o lucro esperado para o período. Se o resultado for positivo, a gestão pode identificar os processos que contribuíram para esse desempenho, a fim de replicá-los.

Já se a performance ficou aquém do esperado, há a oportunidade de verificar as falhas para encontrar soluções. Nesse sentido, os indicadores de desempenho podem ser utilizados para avaliar a performance de um projeto, processo, departamento ou até mesmo da empresa em geral.

 

7 Indicadores de desempenho empresarial que vale a pena conhecer

Agora que você já sabe o que é e para que servem os indicadores de desempenho empresarial, é o momento de descobrir quais são 7 deles que vale a pena conhecer. Veja!

1. Churn rate

O churn rate é a taxa de evasão de clientes. Assim, ele mede quantas pessoas cancelaram a compra com a empresa em um período específico. Para tanto, basta dividir o número de consumidores perdidos até o fim do período pelo total de clientes no início do mesmo período.

É interessante estabelecer uma periodicidade para analisar esse índice — e prestar atenção sempre que ele apresentar uma alta. Isso porque, ao acompanhar o indicador, a equipe pode entender se há um problema no empreendimento que seja a causa dos cancelamentos.

Por exemplo, você pode notar se existem reclamações sobre o produto da empresa que motivaram outros consumidores a desistirem do item. A partir dessa análise, a gestão pode tomar medidas para melhorar a mercadoria e reduzir o churn rate.

2. Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes, conhecido pela sigla CAC, mensura o valor que a empresa investiu para captar um cliente. Para calculá-lo é necessário dividir o montante investido em marketing e vendas pelo número de consumidores conquistados no período.

Quando o CAC está alto, pode significar que a estratégia de divulgação não é suficiente para converter os clientes. Outra possibilidade é a existência de investimentos em marketing além do necessário para a demanda de consumidores no mercado.

A partir desse diagnóstico, a gestão pode colocar em prática medidas para reduzir esse custo. Por exemplo, vale a pena pensar em ações para fidelizar clientes. Nesse caso, o objetivo é depender menos da captação de novos consumidores.

3. Ticket médio

O ticket médio é o valor médio das compras realizadas pelos clientes em um período específico. Também é possível calcular esse indicador a partir de um produto, serviço ou categoria, conforme as respostas que a empresa deseja obter.

Para encontrar o ticket médio, basta dividir o faturamento pelo número de vendas. Se o valor do índice está mais alto que em outros períodos anteriores, vale verificar quais ações fazem os clientes comprarem mais, por exemplo.

No entanto, se o ticket médio está abaixo das expectativas, é importante investigar o que causou esse resultado aquém do esperado para implementar soluções.

4. Customer lifetime value

O customer lifetime value (CLV) significa valor de tempo de vida. Logo, ele mede o montante que um cliente trouxe para o faturamento de uma empresa em um determinado período. O cálculo é realizado a partir da seguinte fórmula:

CLV = (ticket médio x média anual de compras por cliente) x média de período de relacionamento

Com esse indicador, a gestão pode entender se os clientes apresentam um relacionamento mais longo com a empresa, gerando lucro. Nesse cenário, é comum relacioná-lo com o CAC, pois um CVL maior consequentemente reduz o custo que a organização investiu para conquistar o cliente.

5. Taxa de conversão

Outro indicador que vale a pena conhecer é a taxa de conversão. Ele mensura quantas pessoas que entraram em contato com a empresa realizaram uma compra. Para identificar o indicador, é preciso dividir o número de vendas pelo número de contatos totais.

Isso permite entender se a estratégia de marketing é suficiente para atrair e educar o público para a compra. Ademais, a gestão pode observar se as ações da equipe de vendas são eficientes para fechar o negócio.

A partir dessas análises, você pode identificar gargalos no processo de marketing e de vendas, e tomar medidas para solucioná-los.

6. Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento (ROI) é um indicador utilizado para saber quanto de capital a empresa ganhou ou perdeu com cada investimento realizado. Logo, esse é o cálculo utilizado para saber se uma campanha de televisão, por exemplo, trouxe resultados para a organização.

Para encontrar o ROI é necessário fazer o seguinte cálculo:

ROI = (receita gerada – custos) / custos

Além disso, é possível multiplicar o resultado por 100 para determinar o ROI em porcentagem e fazer diferentes comparativos.

7. Lucratividade

Mais um indicador de desempenho que deve ser acompanhado com frequência é a lucratividade. Ele ajuda a compreender se a empresa obtém lucro e se as estratégias geram o resultado esperado.

Afinal, o faturamento pode ser alto, mas ter uma lucratividade baixa. Nesse cenário, a saúde financeira do negócio tende a ser comprometida. Ao avaliar o indicador, a gestão pode intervir para identificar o problema que reduz o lucro da empresa — como o desperdício na produção da mercadoria ou a precificação inadequada.

Para calcular a lucratividade, deve-se aplicar a fórmula:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

 

Neste post, você conheceu 7 indicadores de desempenho empresarial para acompanhar de perto. Afinal, eles são úteis para entender se a organização mantém uma boa gestão e identificar o que pode ser melhorado para potencializar os resultados.

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