Perfil de investidor arrojado: confira suas principais características!

O perfil de investidor é uma característica que deve ser considerada ao realizar seus investimentos. Ele tem relação com os riscos envolvidos nas alternativas do mercado financeiro, podendo ser conservador, moderado ou arrojado. Com essa informação você poderá montar uma carteira adequada para o seu nível de resistência aos riscos. Nesse contexto, o perfil de investidor arrojado é um dos que traz mais dúvidas, tendo em vista que ele pode se manifestar de diversas formas.

Ficou interessado em conhecer melhor o perfil de investidor e as principais características de um investidor arrojado? Então continue a leitura deste conteúdo!

Perfil de investidor arrojado: confira suas principais características! 1

O que é perfil de investidor?

Antes de conhecer o perfil arrojado, você deve entender o conceito de perfil de investidor. Ele tem bastante relação com os riscos relacionados aos investimentos, já que todo título ou ativo tem um certo grau de risco.

Desse modo, existem alternativas com diferentes níveis de segurança — proporcionando maior ou menor proteção ao capital alocado. Assim, o perfil de investidor é uma classificação que determina como você lida com os riscos atrelados aos investimentos.

Ademais, a escolha dos ativos para investir costuma considerar o tripé dos investimentos: segurança, rentabilidade e liquidez. Não há como priorizar os três simultaneamente. Ou seja, não existem títulos ou ativos muito seguros, muito rentáveis e muito líquidos ao mesmo tempo.

Por exemplo, há investidores que priorizam a segurança e a liquidez. Porém, nesse caso, a rentabilidade pode ficar comprometida. Outros participantes do mercado podem focar somente na rentabilidade, ainda que o risco seja bastante alto.

Portanto, é o perfil de investidor que demonstra como cada pessoa lida com essas características nos investimentos. Por isso, ele é tão importante na hora de investir, ajudando a direcionar as escolhas conforme as prioridades.

Quais são os tipos de perfis de investidor?

Você viu que o perfil de investidor é uma característica pessoal que demonstra como cada um lida com os riscos atrelados aos investimentos. Em ordem crescente de resistência aos perigos, existem três perfis de investidor: conservador, moderado e arrojado.

Dessa maneira, os conservadores são aqueles com menos tolerância aos riscos. Eles focam em alternativas seguras para preservar o capital, ainda que a rentabilidade seja mais baixa. Também é comum que eles busquem maior liquidez.

Por sua vez, os moderados já possuem um pouco mais de resistência. Apesar de ainda buscarem investimentos seguros, eles conseguem suportar mais riscos em boas oportunidades para cumprir seus objetivos financeiros.

Por fim, os investidores com perfil arrojado têm alta resistência às possibilidades de ter perdas. Eles conseguem realizar aportes em investimentos menos seguros, desde que a relação entre risco e retorno seja compatível com suas expectativas.

Quais as principais características do investidor com perfil arrojado?

Agora que você já entende que o investidor arrojado é aquele que tem um perfil com alta resistência aos riscos, vale a pena saber mais sobre as características marcantes de quem está nessa classificação.

A seguir, você conhecerá os principais pontos sobre o perfil de investidor arrojado. Confira:

Alta tolerância aos riscos

A alta tolerância ao risco é uma das características mais importantes de um investidor arrojado. Contudo, ela não tem um fim em si mesmo. Ou seja, o investidor não escolhe alternativas mais arriscadas apenas porque elas são mais arriscadas.

Como você viu, sempre que você escolhe um investimento, há a priorização de uma ou duas características — segurança, rentabilidade ou liquidez — em detrimento de outras.

Os arrojados buscam ativos com alta possibilidade de rentabilidade. Assim, eles podem abdicar da segurança com mais facilidade, tendo em vista que conseguem tolerar um alto grau de insegurança para aumentar o potencial de ganhos.

A ideia é otimizar a relação entre o risco e retorno da carteira. De modo geral, quanto mais arriscado é um ativo, maior tende a ser a sua rentabilidade. Nesse caso, você pode entender os ganhos de um investimento como um prêmio pelo risco assumido.

Logo, o investidor arrojado faz uma análise dos possíveis ganhos que podem ser obtidos ao aceitar se arriscar mais. Afinal, se o risco de um investimento for alto, mas sua rentabilidade for baixa, não há por que escolher essa alternativa, correto?

Maior conhecimento do mercado

De forma geral, os investidores arrojados já têm mais experiência e conhecimento a respeito do mercado financeiro — ou pelo menos buscam isso. A partir disso, eles conseguem calcular os riscos e sua relação com a rentabilidade com mais cuidado.

Entretanto, vale destacar que essa não é uma regra. Muitos investidores iniciantes possuem alta resistência aos riscos, enquanto outros mais experientes ainda podem ser conservadores, por exemplo.

Isso porque o perfil depende também dos objetivos financeiros e da estabilidade do patrimônio. Se você já tem uma vida financeira sólida, possui um patrimônio protegido e alta previsibilidade de renda, é mais fácil ser um investidor arrojado.

Escolha de ativos mais voláteis

A volatilidade dos investimentos está muito ligada aos riscos assumidos. Investidores com perfil conservador, por exemplo, buscam fugir de altas oscilações. Afinal, elas podem trazer perdas financeiras e pouca previsibilidade.

No entanto, um investidor com perfil arrojado fica atento a ativos voláteis. Apesar de eles apresentarem riscos mais altos, os ganhos também podem ser mais acentuados. Portanto, o investidor arrojado está disposto a ter menor segurança. Então é comum que os arrojados avaliem o investimento em ações com mais potencial de valorização, derivativos financeiros e investimentos alternativos, como as criptomoedas ou concessão de créditos para empresas via plataformas especializadas.

Como conhecer seu perfil de investidor?

Uma dúvida comum diz respeito a como se descobre o perfil de investidor. Para isso, as instituições financeiras do mercado e outros interessados aplicam a API — Análise de Perfil de Investidor.

Trata-se de um questionário com diversas perguntas que buscam identificar qual é a resistência aos riscos que o investidor possui. Os questionamentos dizem respeito ao conhecimento do mercado, objetivos financeiros, patrimônio acumulado, renda etc.

A ideia é definir a resistência aos riscos do investidor para que as alternativas oferecidas pela instituição sejam adequadas ao perfil do cliente. Afinal, montar uma carteira que se alinhe a essa característica é fundamental para não se arriscar demais ou ficar frustrado com resultados mais baixos que o esperado.

Pronto! Agora você já sabe o que é o perfil de investidor e as principais características de um perfil arrojado. Lembre-se de sempre considerar esse fator nos seus investimentos e decisões financeiras para que as suas alocações sejam alinhadas ao seu nível de tolerância ao risco e apetite por rentabilidade.

Ainda ficou com dúvidas sobre o perfil de investidor arrojado e suas características? Então deixe um comentário para podermos ajudá-lo!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X