Reduzindo a Inadimplência em sua empresa

A pontualidade dos seus clientes é um fator relevante no resultado de sua empresa. A inadimplência fora de controle pode levar a sua empresa a falência!

Segue abaixo algumas dicas da Peak Invest para baixar a inadimplência em sua empresa:

  1. Tenha controle total de suas vendas e contas a receber, essa informação deve ser de fácil e rápido acesso e vai te ajudar em seu planejamento de curto e médio prazo.
  2. Em vendas para outras empresas, deixe claro ao seu cliente a sua política de crédito, bem como os detalhes de sua “régua de cobrança”, para que ele saiba como será cobrado e quais as penalidades que vai sofrer em caso de atraso no pagamento de títulos.
  3. Seja disciplinado com sua régua de cobrança, entrando em contato periódico com clientes inadimplentes. Nessas ligações tenha em mãos toda a informação relacionada a dívida de seu cliente e uma proposta para quitação/ negociação do debito.
  4. Fique próximo dos clientes inadimplentes e sempre que possível seja flexível em suas negociações de dívida, é melhor receber parcelado ou “a vista” com desconto de juros do que ser colocado em último da fila de pagamento por seu cliente inadimplente.
  5. Envie lembretes de vencimento aos seus clientes poucos dias antes do vencimento, lembre-se de ser cordial e simpático com essa mensagem, que deve estar contida em sua “régua de cobrança”.
  6. Realize monitoramento periódico de seus clientes frequentes, evitando a concessão de credito se houverem indicadores que a saúde financeira da empresa está se degradando. Cheques sem fundos, Protestos novos, débitos de impostos, débitos trabalhistas, entre outros, são fortes indicadores que devem ser considerados antes de finalizar uma nova venda.
  7. Evite Cheques, se possível utilize cartões de crédito/débito para garantir o recebimento de sua venda.
  8. Quando da emissão de boletos recorrentes (por exemplo, pagamento parcelado ou serviços recorrentes), procure sempre sugerir ao cliente o uso de “debito automático” em conta na data do vencimento. (Você pode dar um desconto especial para os clientes que optarem por essa modalidade).

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X