Décimo Terceiro Salário para empresas

O planejamento 13º salário é fundamental para garantir a saúde financeira da sua empresa, planejar significa não ter problemas com o fluxo de caixa no final do ano. Além disso é importante para que os gestores não tenham problemas legais e consigam manter os colaboradores motivados.

Décimo Terceiro Salário para empresas 1

Como funciona o 13º?

O Décimo Terceiro Salário foi instituído no país em 13 de julho de 1962.

O 13º salário, nada mais é do que o salário extra que o colaborador deve receber no final do ano, normalmente em duas parcelas.

O pagamento pode ser feito da seguinte forma:

A primeira parcela ou adiantamento, corresponde à metade da remuneração do mês anterior ao mês de recebimento e não sofre descontos.

A segunda parcela equivale ao salário bruto do mês de dezembro, com os descontos do adiantamento da primeira parcela. ( INSS, IR). Ou seja, O salário extra deve ser pago de maneira proporcional aos meses que o colaborador trabalhou ao longo do ano.

O pagamento deve ser realizado entre os meses de novembro e dezembro.

*Lembrando que Todos trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas têm direito ao 13º.

Como se planejar e não ter surpresas

Crie um calendário de pagamentos para controlar melhor as suas finanças. Não se esqueça de incluir o 13º salário dos seus colaboradores.

Depois, dilua o gasto extra em suas despesas de todos os outros meses. Não deixe de incluir o FGTS, IRRF e INSS do salário extra. 

Construa uma reserva saudável. O fim do ano é uma época em que todos esperam e se preparam para um maior movimento, promoções, black friday, contratações temporárias em alguns setores, ninguém quer ser surpreendido com uma despesa não mapeada.

O 13º não dever ser mais uma preocupação para os gestores e sim estar na programação de todo empreendedor. Para mais dicas sobre como fazer um planejamento financeiro durante a crise, acesse aqui!

Como calcular o Décimo Terceiro

  • Divida o salário bruto por 12;
  • Multiplique o resultado pelo número de meses em que seu funcionário trabalhou no ano;
  • Primeira parcela será equivalente à metade do valor encontrado, sem descontos;
  • Segunda parcela, divida novamente o salário bruto por 12 e multiplique o resultado pelo número meses trabalhados. Em seguida, basta subtrair do resultado os e descontos do INSS e do IR.

Nesse link você vai encontrar uma calculadora para o 13º da sua empresa
https://www.idinheiro.com.br/calculadoras/calculadora-decimo-terceiro/

Décimo Terceiro Salário – O que mudou por conta da pandemia

Foi divulgada pela Secretaria de Trabalho a Nota Técnica SEI nº 51520/2020/ME, que traz as orientações sobre os efeitos dos acordos de suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de salário.

Suspensão do contrato de trabalho:

Esta foi a solução encontrada por algumas empresas para atravessar a crise causada pelo covid-19. Os colaboradores que tiveram o contrato suspenso receberam como décimo terceiro salário um valor proporcional aos dias trabalhados.

Redução proporcional de jornada e de salário:

Por sua vez, A redução proporcional de jornada e de salário, não tem impacto no cálculo do 13º

Não me preparei para isso, e agora?

6 em cada 10 empresas projetam ter dificuldades para quitar o 13º salário dos funcionários em 2020.

A Peak Invest preparou opções de empréstimos com condições exclusivas para ajudar a sua empresa a superar esse desafio e manter seus colaboradores motivados.

Décimo Terceiro Salário para empresas 2

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X