Análise de Crédito: o que é e qual a relação com os empréstimos?

Antes de buscar uma solução de crédito, como um empréstimo, é preciso passar por uma avaliação por parte da instituição financeira. Essa etapa permite ao credor identificar os potenciais riscos da operação. Para entendê-la melhor, é interessante saber o que é análise de crédito.

Desse modo, é possível compreender quais são os critérios da avaliação e como se adequar a eles. Assim, as chances de a sua empresa obter os recursos necessários para manter as atividades e realizar outros objetivos aumentam.

Neste artigo, você saberá o que é a análise de crédito e como ela se relaciona com os empréstimos. Confira!

Análise de Crédito: o que é e qual a relação com os empréstimos? 1

O que é análise de crédito?

A análise de crédito é um processo de pesquisa e avaliação de dados financeiros de pessoas físicas ou jurídicas. Esse procedimento costuma ser feito por instituições financeiras e outras empresas que trabalham com a concessão de crédito.

O principal objetivo de uma análise de crédito é identificar o risco que um determinado cliente tem de ficar inadimplente.

Assim, essa avaliação ajuda a instituição que concede os recursos a avaliar se o cliente é um bom pagador ou se ele apresenta riscos mais elevados de não fazer os pagamentos conforme acordado.

Como funciona uma análise de crédito?

Além de descobrir o que é a análise de crédito, vale a pena entender como esse processo é feito. Para simplificar, tome como exemplo a análise pela qual uma empresa passa ao solicitar um empréstimo.

Nesse caso, o negócio deverá apresentar documentos de identificação (como o CNPJ e o contrato social) e informações sobre as finanças corporativas. Aqui, é comum que sejam exigidos demonstrativos financeiros e balanços patrimoniais.

A partir disso, a instituição financeira pode utilizar os dados para fazer uma análise completa do histórico empresarial. Com os dados, também é possível realizar pesquisas nos birôs de crédito, para conferir se existem débitos pendentes, por exemplo.

Ainda, há uma consulta sobre o histórico de pagamentos. Assim, a instituição avalia se a companhia costuma honrar com as obrigações financeiras assumidas e se é adequado oferecer os recursos na forma de crédito empresarial.

Qual é a relação dessa análise com os empréstimos?

Como você viu até aqui, a análise de crédito está diretamente relacionada à concessão de recursos financeiros, como acontece em um empréstimo. A ideia, portanto, é viabilizar a avaliação sobre os riscos de inadimplência para que a instituição tome duas principais decisões.

A primeira é se a empresa receberá o empréstimo ou não. Se o negócio tiver um histórico de pagamento ruim, com atrasos e dívidas pendentes, o risco de ele fazer o mesmo com esse novo empréstimo é elevado. Então é possível que a concessão de crédito seja negada.

Já se houver a aprovação do empréstimo, a análise de crédito pode ajudar a definir qual será o valor da taxa de juros. Em geral, riscos mais elevados levam a uma cobrança de juros maiores.

Para entender melhor a relação entre análise de crédito e empréstimo, vale a pena conhecer o processo que costuma ocorrer na Peak Invest. Antes da avaliação, as empresas devem se cadastrar e enviar as informações iniciais.

Nesse momento, o Robô de Crédito atua para analisar a natureza jurídica da empresa, a atividade econômica de atuação, a data de fundação, o faturamento e eventuais protestos.

Se for pré-aprovada, a empresa deve enviar a documentação completa. É nessa etapa em que a análise de crédito é feita em detalhes, considerando diversos critérios e usando fontes de dados — tanto tradicionais quanto inovadoras.

Assim, é possível garantir que todas as empresas que utilizam a plataforma atendam a critérios específicos de riscos. Nesse sentido, há mais proteção para os investidores que emprestam o dinheiro na modalidade ponto a ponto (P2P).

Isso ocorre porque, com uma avaliação melhor de crédito, há mais chances de que o retorno seja obtido conforme o esperado.

 

Como ter um bom score?

Até aqui, você entendeu de modo geral como funciona a análise de crédito — em especial, para empresas que buscam recursos financeiros. A partir disso, vale a pena saber que existem formas de aumentar as chances de ter o pedido aprovado.

Nesse caso, uma possibilidade é aumentar o score da sua empresa. Ele corresponde a uma pontuação que se baseia no histórico de pagamento e serve para indicar a probabilidade de o tomador do crédito pagar as contas em dia.

Logo, quanto mais alto for o score, maiores são as chances de a empresa ter o crédito aprovado. Para aumentar essa pontuação, é interessante recorrer a algumas estratégias.

Veja quais são elas!

 

– Pague as contas em dia

O ponto mais relevante para o score é a adimplência, ou seja, a capacidade de honrar os compromissos financeiros assumidos. Portanto, é indispensável manter as contas da empresa sempre em dia.

Nesse sentido, vale a pena elaborar um planejamento para garantir que as obrigações serão pagas dentro dos prazos de vencimento. Acompanhar o fluxo de caixa também ajudará a fazer projeções e antecipar eventuais dificuldades, evitando atrasos nos pagamentos.

 

– Mantenha o CNPJ regular

Também é importante fazer com que o CNPJ da sua empresa esteja regular. Afinal, não adianta não ter dívidas com fornecedores e parceiros, mas não cumprir as obrigações fiscais e tributárias, por exemplo.

Então é fundamental verificar eventuais pendências no CNPJ e resolvê-las de modo definitivo. Assim, a empresa terá mais chances de conquistar um score elevado.

 

– Deixe os dados sempre atualizados

Além de cuidar do bom histórico financeiro, é essencial manter os dados da empresa sempre atualizados. Se houver uma mudança no regime tributário ou na composição do negócio, por exemplo, todas as informações devem ser atualizadas.

Isso ajuda a garantir que os dados fiquem alinhados com a realidade do negócio, evitando inconsistências ou erros. Afinal, esses problemas podem reduzir a sua nota, dificultando a busca por crédito.

Como você aprendeu, a análise de crédito é o processo executado antes da concessão de recursos para que a instituição financeira conheça os riscos de disponibilizar o dinheiro. Para a sua empresa, é importante seguir as dicas apresentadas para obter um empréstimo com mais facilidade. Se o seu negócio precisa de recursos, entre em contato conosco da Peak Invest e veja como é possível obter um empréstimo simplificado!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X