Saber como lidar com a concorrência é um dos elementos-chave para o sucesso de qualquer empresa. Independentemente do setor de atuação, entender e superar os outros players do mercado é uma das principais formas de se destacar e ter melhores resultados.
Afinal, com a globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias, o mercado se torna cada vez mais acirrado. Assim, as empresas precisam se moldar para oferecer vantagens e diferenciais para seus clientes.
Neste artigo, você conhecerá 4 dicas de como lidar com a concorrência e aprenderá a destacar o seu negócio no mercado. Continue a leitura!
Como as empresas podem se relacionar com a concorrência?
Para começar, é importante saber como deve ser a relação da sua empresa com os concorrentes. Afinal, ao abrir qualquer tipo de negócio, é preciso avaliar o mercado de maneira geral, considerando tanto o comportamento do seu público quanto o da concorrência.
Nesse sentido, é essencial manter um relacionamento amigável com outros negócios — o que inclui empresas que começaram antes ou que surgiram depois da sua. Afinal, o foco não deve ser a mentalidade de disputa constante, mas saber se diferenciar sem precisar prejudicar o concorrente.
Para as empresas, a concorrência deve funcionar como uma espécie de termômetro do mercado. Afinal, os movimentos dos demais negócios ajudam a refletir a dinâmica do seu setor de atuação.
Logo, no momento de analisar quais são os outros empreendimentos do mesmo mercado que o seu, também é preciso reunir informações para conhecer os pontos fortes e fracos deles. A partir disso, você pode traçar estratégias para trazer um diferencial ao seu serviço ou produto.
Qual é a importância de se posicionar adequadamente no mercado?
Além de entender como sua empresa pode se relacionar com a concorrência, é preciso saber a relevância de se posicionar adequadamente no mercado. Isso influenciará a forma como o cliente lembra dos seus produtos ou serviços — o que pode ser decisivo para a fidelização.
Pense em um consumidor que precisa adquirir um item específico. Para tomar uma decisão, ele considera o custo-benefício e as marcas de sua preferência. Logo, para que a sua empresa seja lembrada nessa pesquisa, é fundamental ter uma boa estratégia de posicionamento de mercado.
Dessa forma, as suas soluções aparecerão na primeira posição na mente do consumidor. Para tanto, é imprescindível oferecer um diferencial em relação à concorrência. Isso aumenta as chances de que seus clientes se mantenham fiéis, mesmo que o seu preço não seja o mais baixo do mercado.
4 Dicas de como lidar com a concorrência e destacar seu negócio
Agora que você sabe por que é necessário se posicionar adequadamente no mercado, é hora de entender como lidar com a concorrência.
Confira 4 dicas para destacar seu negócio:
1. Identifique seus concorrentes
O primeiro passo é conhecer quais são, de fato, seus concorrentes. Isso porque nem todas as empresas que vendem produtos ou serviços semelhantes aos seus são concorrentes diretos.
Por isso, é importante conhecer o seu nicho. Embora duas empresas vendam produtos semelhantes, o público-alvo nem sempre é o mesmo. Considerar essa característica é fundamental para que a empresa siga na direção correta.
Para tanto, pesquise, faça trabalhos de campo e identifique quem são seus principais concorrentes e quais são os seus pontos fortes e fracos. A partir disso, você poderá determinar quais questões desenvolver em sua empresa para se sobressair no mercado.
2. Conheça seus clientes
Para vender mais e melhor, você precisa conhecer os seus clientes. Ou seja, é essencial entender seus gostos, preferências e necessidades. Para isso, é interessante identificá-los por meio de estudos que envolvam as opiniões e feedbacks dos consumidores sobre seus serviços ou produtos.
Ainda, vale realizar pesquisas para descobrir características interessantes que podem ajudar a desenvolver estratégias mais direcionadas ao seu público-alvo. Entre os fatores que podem ser considerados, estão:
- idade média dos consumidores;
- perfil de quem busca mais por seus produtos ou serviços;
- meio de comunicação mais utilizado pelo seu público.
Afinal, conhecer quem compra seus produtos ou consome seus serviços é tão importante quanto saber quais são seus concorrentes.
3. Utilize técnicas para aprimorar o trabalho
Observar o mercado também é uma forma de identificar formas de melhorar um produto ou processo. Além da análise dos concorrentes, que traz dados abrangentes e complexos, há ferramentas que podem ajudar a sua empresa a ser ainda mais eficiente no trabalho.
Isso pode influenciar, por exemplo, nos prazos para processamento de pedidos, entregas realizadas, prazos para atendimento ao cliente, produtividade e custos do negócio. Consequentemente, a medida afeta a precificação e pode influenciar na atratividade das suas soluções.
Para auxiliar nessa tarefa e colher resultados externos, vale utilizar o benchmarking. Ele consiste em averiguar as práticas que os empreendimentos concorrentes executam em determinados setores. Assim, é possível entender se a sua empresa está no mesmo patamar, acima da média ou se precisa melhorar em algum aspecto.
Se for necessário entender o que precisa ser aperfeiçoado internamente, a análise SWOT pode ajudar. Ela consiste em uma técnica que ajuda a entender quais são os pontos de força, fraqueza, oportunidade e ameaça do seu negócio.
4. Agregue valor ao seu negócio
Ao analisar o mercado, você provavelmente notará que ter um bom produto ou serviço e vendê-lo a um preço justo já não é o bastante. É preciso que a sua marca represente um conceito atrativo, tenha um bom posicionamento e resulte em vantagens para o consumidor.
Portanto, é fundamental se questionar:
- Os produtos ou serviços possuem algum diferencial técnico?
- Em qual momento da vida do cliente eles se encaixam?
Nesse sentido, descubra qual característica combina mais com suas soluções e invista nesse fator. Dessa forma, o investimento se torna mais estratégico e permite se manter competitivo no mercado.
Se precisar de recursos para destacar aquilo que apenas sua marca pode oferecer aos clientes, você pode contar com o empréstimo peer to peer lending. Essas operações são realizadas entre um investidor que se dispõe a emprestar o dinheiro e uma empresa que precisa do crédito.
Por ser uma alternativa de empréstimo de caráter coletivo, há menos entraves e burocracias. Isso permite que empresas de qualquer porte e segmento tenham facilidade para conseguir os recursos que precisam para se desenvolver.
Com essas 4 dicas, você aprendeu como lidar com a concorrência. Dessa forma, é possível se destacar no mercado e conquistar mais clientes para que o seu negócio cresça e se torne cada vez mais relevante no segmento de atuação.
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