Você sabe como calcular o capital de giro do seu negócio?

Fazer uma boa gestão financeira é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, é preciso ter um bom planejamento e usar ferramentas adequadas para o controle das finanças. Ainda, você deve saber como calcular o capital de giro da sua empresa.

Com esse montante disponível, o empreendimento pode se tornar mais estável financeiramente. Portanto, é importante entender os impactos do capital de giro e saber como obter os recursos monetários com foco nesse objetivo.

Neste artigo, você entenderá o que é e como calcular o capital de giro do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Você sabe como calcular o capital de giro do seu negócio? 1

O que é e como funciona o capital de giro?

Antes de saber como calcular o capital de giro da sua empresa, é preciso conhecer esse conceito. Trata-se dos recursos financeiros circulantes no negócio, independentemente do porte dele. Esse dinheiro serve para garantir que a empresa consiga honrar com seus compromissos e manter sua operação viável.

Assim, o capital de giro ajuda a manter a saúde financeira do empreendimento. Nesse sentido, o montante deve existir antes mesmo de a empresa começar suas atividades no mercado. Afinal, ela precisará desse dinheiro para funcionar de maneira sustentável e quitar suas obrigações desde o início.

Além disso, os recursos podem ser representados por dinheiro em espécie, assim como podem estar disponíveis em sua conta corrente ou em investimentos de alta liquidez.

Vale ressaltar que o conceito não deve ser confundido com o fluxo de caixa. Essa ferramenta é responsável por monitorar as entradas e saídas financeiras, garantindo mais previsibilidade para as finanças da empresa. Portanto, não se trata de uma reserva de recursos.

Como calcular o capital de giro do seu negócio?

Após entender o que é capital de giro, é hora de aprender a calculá-lo corretamente. Para isso, existe uma fórmula que indica o montante disponível para a empresa, considerando os fatores de maior impacto para o negócio.

Veja como funciona:

Capital de giro = Ativos circulantes – Passivos circulantes

Os ativos circulantes representam todos os ativos que podem ser transformados em dinheiro. Logo, a classificação inclui contas a receber, aplicações financeiras, fundo de caixa e estoque.

Já o passivo circulante são as saídas ou débitos. Dessa forma, a categoria inclui todas as contas a pagar, o que envolve os pedidos realizados junto aos fornecedores, empréstimos e financiamentos.

Se o resultado for positivo, significa que os ativos superam os passivos e a empresa teria recursos disponíveis, mesmo após quitar suas obrigações financeiras. Já um resultado negativo pode ser um sinal de atenção, demonstrando que os compromissos superam a disponibilidade de recursos.

Como os passivos e ativos circulantes podem mudar conforme os resultados do negócio, o cálculo deve ser feito periodicamente. Dessa maneira, é possível ter dados atualizados para identificar a situação financeira da empresa e embasar a tomada de decisão nesse sentido.

Por que o capital de giro é importante?

Como você viu, o capital de giro é essencial desde a abertura da empresa. Afinal, ele envolve os recursos que permitem a quitação de obrigações mesmo quando o empreendimento ainda não tem clientes ou não fatura o suficiente.

A reserva também é importante para a organização financeira do seu negócio. Ela garante a disponibilidade de recursos para fazer investimentos quando necessário, mesmo se a empresa já está posicionada no mercado. Isso porque é possível se deparar com períodos de baixa nas vendas.

O capital de giro ainda desempenha um papel fundamental no planejamento empresarial. O principal motivo é o fato de que esse montante permite que você trace estratégias de crescimento mais eficientes.

Além da organização financeira, vale saber que essa reserva é importante para o controle de riscos do empreendimento. Para entender melhor, suponha que, no mês passado, a empresa fez mais vendas parceladas que o comum.

Nesse caso, os pagamentos dos clientes não serão realizados imediatamente. Logo, o dinheiro não ficará disponível rapidamente. Então a empresa precisará aguardar os prazos de pagamentos para ter acesso aos recursos.

Porém, sem esse capital em mãos, sua empresa pode atrasar pagamentos e ter sua operação comprometida. Contudo, se a companhia tiver uma reserva, é possível arcar com seus compromissos e reduzir as chances de endividamento — sem precisar deixar de parcelar as compras de clientes.

Portanto, o capital de giro é bastante relevante para a saúde financeira do empreendimento no longo prazo, ajudando a garantir a manutenção das operações e evitar a inadimplência do negócio.

Como conseguir capital de giro?

Devido à importância do capital de giro para o bom funcionamento das empresas, é preciso conhecer formas de conseguir recursos para potencializar esse montante.

Confira as principais alternativas!

1. Novos investimentos dos sócios

Fazer investimentos no negócio é uma das principais formas de conseguir capital de giro. Nesse sentido, uma possibilidade envolve os sócios realizarem novas contribuições para o caixa da empresa. Isso aumenta os recursos disponíveis. No entanto, essa decisão exige disponibilidade financeira dos sócios — e nem sempre é viável.

2. Negociação de dívidas

Também é possível usar a negociação de dívidas para conseguir capital de giro. A prática não gera novos recursos para o caixa da empresa. Entretanto, ela permite a redução dos passivos não circulantes. Consequentemente, a necessidade de capital de giro diminui.

Então vale adiantar os pagamentos, negociar taxas de juros ou buscar novos prazos quando for possível. Essa possibilidade também é válida em caso de inadimplência de clientes. Nesse caso, combinar novas condições de pagamento evita que atrasos prejudiquem o caixa do empreendimento.

3. Empréstimo

Outra possibilidade para obter crédito é contar com o empréstimo — como a modalidade peer to peer (P2P) lending. Esse tipo de operação é realizado entre duas pessoas: o investidor que disponibiliza os recursos para rentabilizar o seu capital e uma empresa que precisa do crédito.

Por meio de um empréstimo de caráter coletivo, investidores e tomadores de crédito podem realizar as operações com menos entraves e burocracias. Esse processo permite que os negócios consigam o dinheiro com maior facilidade para aplicar as estratégias desejadas, usufruindo de taxas mais atrativas e justas.

Você sabe como calcular o capital de giro do seu negócio? 2

Agora você sabe como calcular o capital de giro do seu negócio. Lembre-se de que essa tarefa é essencial para manter a saúde financeira da empresa no longo prazo. Se você perceber que precisa dispor de mais recursos, considere recorrer a soluções menos burocráticas, como o empréstimo P2P. Precisa de recursos para sua empresa?

Conheça a Peak Invest e entenda como obter crédito!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X