Como preparar o caixa da empresa para a Black Friday? Confira!

O final do ano gera diversas oportunidades para o seu negócio crescer. Entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro, está a Black Friday de 2022. Afinal, esse é um dos eventos mais aguardados pelos consumidores que buscam descontos mais atrativos.

Assim, se a sua empresa decidir participar dessa ação promocional, é possível que aconteça um aumento significativo na demanda por seus produtos ou serviços. Então é fundamental se organizar financeiramente para conseguir atender os clientes nessa época do ano.

A seguir, você entenderá como preparar o caixa da sua empresa para a Black Friday de 2022 e aproveitar as oportunidades que a data proporciona. Confira!

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Como funciona a Black Friday?

A Black Friday é uma data comercial cujo objetivo é ampliar as vendas de fim de ano, com a oferta de promoções interessantes.

Esse evento surgiu nos Estados Unidos em 1950 e é realizado no dia após o feriado de Ação de Graças — celebrado sempre na 4ª quinta-feira de novembro. Portanto, a Black Friday não tem uma data fixa, acontecendo anualmente na 4ª sexta-feira desse mês.

No Brasil, a primeira Black Friday ocorreu em 2010 e foi totalmente online. Porém, ela já ganhou mais popularidade e é aplicada também em lojas físicas.

Vale destacar que, a cada edição, ela ganha mais espaço entre os consumidores. Por isso, é natural que os empresários estejam ansiosos para a chegada do evento.

 

Qual a importância de ter um planejamento financeiro para a Black Friday?

Como você conferiu, a Black Friday é uma das melhores épocas do ano para vender. Por isso, aderir ao evento pode ser interessante para o seu negócio. Contudo, para participar sem ter prejuízos, é preciso preparar o caixa da empresa para as promoções de vendas.

Nesse caso, o planejamento financeiro é a chave. Por meio dele, você poderá estimar as vendas e despesas para o período. Desse modo, fica mais fácil projetar potenciais lucros ou perdas e avaliar se vale a pena aderir à Black Friday.

Com essa organização, você também pode certificar-se antecipadamente com os fornecedores sobre a capacidade deles em atender as vendas projetadas. Assim, fica mais fácil entender se a sua empresa tem condições para cobrir a demanda prevista e não perder oportunidades de vendas.

Além disso, o planejamento mostrará se você tem recursos financeiros para arcar com as despesas referentes a essa ação promocional. Com isso, é possível saber se o negócio precisará de uma injeção de capital no fluxo de caixa.

 

Como preparar o caixa da empresa para a Black Friday de 2022?

Depois de entender a importância do planejamento financeiro empresarial para a Black Friday, é hora de saber como preparar o caixa do seu negócio para esse evento. Desse modo, será possível aderir à promoção sem ter prejuízos financeiros. Confira como se organizar para essa data!

 

Monte o mapeamento dos custos e despesas

O primeiro passo para preparar o caixa da empresa para a Black Friday de 2022 é fazer o mapeamento dos custos e despesas envolvidos na operação. Essa informação ajudará você a definir o preço dos produtos corretamente.

Portanto, faça o levantamento dos eventuais gastos com o evento — como a compra de mercadorias e o pagamento de comissão aos vendedores. E não se esqueça dos custos e das despesas indiretas. Esse é o caso, por exemplo, dos impostos e do investimento em marketing digital.

 

Faça uma projeção das vendas e disponibilidade de estoque

Outro ponto fundamental para a preparação para a Black Friday de 2022 é a projeção das vendas. A partir desse número, é possível calcular a necessidade de estoque. Com ele, você também pode conhecer o volume de clientes esperados e saber se é preciso contratar funcionários temporários.

Para estimar as suas vendas, é preciso analisar o faturamento obtido no último evento do tipo e a taxa de crescimento do seu negócio desde então. Ainda, é interessante considerar as expectativas do comércio para a edição desse ano para chegar a um valor mais realista.

 

Analise as possibilidades de frete para o cliente

Normalmente, o percentual de desconto e o preço são os principais fatores para incentivar uma compra na Black Friday. No entanto, os consumidores podem priorizar outros quesitos em sua escolha, como melhor prazo de entrega e frete grátis.

Então, antes de adotar estratégias, é necessário verificar a viabilidade de cada oferta. Assim, para decidir se você disponibilizará ou não frete grátis, é preciso analisar o valor do transporte dos seus produtos para cada região do país e o quanto eles deverão custar para não ter prejuízos.

 

Avalie as possibilidades de descontos e as estratégias promocionais

O próximo passo para preparar o caixa da sua empresa para a Black Friday de 2022 é avaliar as possibilidades de desconto. O objetivo é evitar reduções excessivas nos preços dos produtos ou serviços. Afinal, essa situação pode afetar negativamente o caixa da sua empresa.

Existem diversas maneiras para definir os descontos, como diminuir a margem de lucro até um nível aceitável ou seguir o percentual oferecido pela concorrência. Outra alternativa é conseguir preços mais baixos com os fornecedores e repassar a diferença no valor da mercadoria para os clientes.

Também é indispensável estabelecer as estratégias de desconto, pois isso determinará como deverá ser a divulgação da oferta. Os métodos mais comuns de promoções de vendas são: pague um e leve dois, pacotes de descontos e promoção progressiva.

 

Determine os meios e as condições de pagamento

Por fim, é importante determinar os meios e as condições de pagamento do seu negócio. Isso porque eles podem estimular o consumo e alavancar as vendas. Além disso, a escolha do método para o fechamento da compra e as regras de aquisição pode afetar o fluxo de caixa da empresa.

Os principais meios de pagamento no Brasil são o cartão de crédito ou débito, o Pix, o crediário e os boletos bancários. Em relação às condições, os pontos a serem analisados são as opções de prazo, descontos à vista e acréscimo de juros nas parcelas.

Agora você já sabe como preparar o caixa da empresa para a Black Friday de 2022. Então siga essas instruções e veja como é possível realizar promoções para atrair clientes, mas sem ter prejuízos financeiros.

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