Como captar recursos para a minha empresa? Descubra!

Todo negócio precisa de recursos financeiros para colocar projetos em prática e garantir um bom funcionamento das operações. No entanto, não é sempre que o lucro é suficiente para atender às necessidades da empresa. Em situações em que é preciso ter um dinheiro extra, vale a pena captar recursos.

Dessa forma, é possível obter recursos para utilizar em atividades ou projetos específicos que podem impulsionar os resultados do negócio. Ao mesmo tempo, é importante saber como fazer a captação para que o processo realmente cumpra o seu propósito.

Nesse artigo, você descobrirá como captar recursos para a sua empresa e quais as vantagens que essa prática pode oferecer. Vamos lá?

Como captar recursos para a minha empresa? Descubra! 1

O que é a captação de recursos e qual a importância para um negócio?

A captação de recursos consiste em uma busca por apoio financeiro externo ao empreendimento. Ou seja, a intenção é contar com o suporte de pessoas ou empresas que não fazem parte do negócio para obter o dinheiro que será usado em atividades desempenhadas pela empresa.

Essa etapa é relevante porque ela pode ajudar a empresa em diferentes contextos. Por meio desta fase, é possível conquistar mais recursos para investir em processos essenciais para a expansão ou para a manutenção do negócio, por exemplo.

No caso, o dinheiro pode ser utilizado para adquirir insumos relevantes, realizar pesquisas, lançar produtos, abrir novas unidades, entre outras atividades. Logo, existe a chance de aumentar a capacidade da empresa em gerar resultados e de se consolidar no mercado.

Além disso, a captação de recursos pode ser útil para viabilizar a quitação de dívidas urgentes ou mesmo para ser usada como capital de giro. Desse modo, se essa captação for utilizada de modo estratégico, ela pode ajudar o negócio a superar dificuldades financeiras.

 

Quando é o momento certo de captar recursos para a empresa?

Como você viu, a captação de recursos pode ser útil para alcançar diferentes objetivos empresariais previstos no plano estratégico. Porém, para que isso seja possível, também é necessário saber quando é o momento ideal para captar dinheiro para a empresa.

Para tanto, é essencial analisar as informações financeiras do negócio, compreendendo quais são os pontos de atenção e onde estão as oportunidades. Se o empreendimento não tiver capital de giro suficiente, por exemplo, captar recursos pode ajudar a empresa a se proteger de imprevistos com o faturamento.

Também é importante verificar as condições do mercado. Caso as perspectivas sejam positivas para o crescimento da empresa, mas a falta de dinheiro impeça esse desenvolvimento, captar recursos financeiros pode ajudar a aproveitar as oportunidades existentes.

Essa medida se torna ainda mais relevante caso haja uma condição temporária e que possa oferecer vantagem competitiva para a sua empresa.

Logo, o momento de captar recursos varia para cada negócio — assim como a motivação para decisão. Portanto, é essencial fazer uma análise completa do cenário interno e externo para identificar se essa é a hora certa de realizar esse processo.

Entretanto, independentemente dos motivos para a captação, é essencial ter organização financeira e tomar uma decisão embasada em dados. Desse modo, o dinheiro obtido será utilizado de maneira inteligente, considerando a realidade do seu empreendimento.

 

Como captar recursos para a minha empresa?

Agora que você sabe a finalidade da captação de recursos para a sua empresa, é preciso entender como realizar esse processo. Após definir as metas financeiras e identificar de quanto o negócio precisa, é possível recorrer a diferentes alternativas para levantar o dinheiro necessário.

Uma das possibilidades é buscar um sócio ou investidor direto. Porém, essa opção envolve abrir mão de parte do controle da empresa — o que pode diminuir seu poder de tomada de decisão. Ademais, seria fundamental ter contato direto com investidores potencialmente interessados.

Também há a chance de buscar um empréstimo ou financiamento para empresa, junto a um banco comercial. A desvantagem dessa opção é a cobrança de juros elevados. Isso aumenta o endividamento e pode prejudicar o planejamento financeiro empresarial.

Outra alternativa consiste em se tornar uma sociedade de capital aberto, com ações negociadas na bolsa. Porém, essa decisão exige um grande preparo e um investimento prévio para realizar todos os processos necessários. Então é uma saída pouco acessível para pequenas e médias empresas.

Você ainda pode recorrer ao P2P lending ou empréstimo ponto a ponto. Nessa modalidade de captação de recursos, seu negócio pode receber o dinheiro diretamente de pessoas físicas ou institucionais.

Em troca, a sua empresa deve pagar uma taxa de juros, mas ela costuma ser bem menor que aquela cobrada em empréstimos e financiamentos tradicionais. Além disso, é possível aproveitar condições mais favoráveis de pagamento, como em relação ao parcelamento do valor.

Ainda, como múltiplos investidores oferecem os recursos, é mais fácil e rápido captar todo o montante necessário. Essa característica tende a trazer dinamismo para a gestão financeira do negócio.

 

Como a Peak Invest pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado?

Até aqui, você descobriu que a captação de recursos pode auxiliar a administração empresarial em diversos sentidos. Por isso, é preciso escolher uma solução que seja vantajosa e que ajude o seu negócio a obter o dinheiro necessário com mais facilidade.

Por exemplo, ao recorrer ao empréstimo ponto a ponto, você pode contar com a Peak Invest para ter sucesso na captação de recursos. Afinal, somos uma fintech autorizada pelo Banco Central e focamos na oferta de empréstimos com taxas de juros mais justas ao empreendedor.

Para ter a chance de obter dinheiro dessa forma, o primeiro passo é enviar informações para realizar uma pré-qualificação. Depois, os seus dados serão utilizados em uma análise de crédito, a qual é realizada com uma metodologia própria.

Uma vez que você receba a classificação quanto ao risco de crédito (rating), será possível iniciar a captação dos recursos junto aos investidores. O processo ocorre pela nossa plataforma, de modo prático e sem burocracia elevada.

Como resultado, o seu empreendimento poderá utilizar os recursos para se diferenciar dos concorrentes e conquistar resultados melhores.

Agora você sabe que captar recursos para a sua empresa pode favorecer a implementação do plano estratégico e a diferenciação no mercado. Porém, é essencial escolher o método adequado para obter o dinheiro, reduzindo a burocracia, o endividamento e facilitando a captação que pode impulsionar o seu negócio!

Está precisando de crédito para captar recursos? Fale conosco da Peak Invest e veja como podemos ajudar!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X