Como montar uma carteira com investimentos mais rentáveis? Descubra!

Muitos investidores têm como objetivo fazer investimentos mais rentáveis e acumular patrimônio ao aplicar suas estratégias no mercado financeiro. Apesar dos desafios envolvidos nesse processo, existem maneiras práticas para conseguir ampliar o potencial de retorno da sua carteira.

Para tanto, além de estudar as oportunidades convencionais, vale conhecer possibilidades que não estão disponíveis nos ambientes tradicionais de negociação — como a bolsa de valores. Elas envolvem os chamados investimentos alternativos e podem ser uma chance de melhorar sua rentabilidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você entenderá como montar uma carteira com investimentos mais rentáveis e como os investimentos alternativos podem ajudar. Aproveite a leitura!

Como montar uma carteira com investimentos mais rentáveis? Descubra! 1

Qual a importância de uma boa rentabilidade para o seu patrimônio?

Antes de entender como montar uma carteira com investimentos mais rentáveis, é interessante saber qual a importância de desenhar estratégias com esse foco. A seguir, você compreenderá as vantagens que a conquista de boas rentabilidades com seu patrimônio proporciona!

Acumular patrimônio

Um dos motivos para buscar investimentos mais rentáveis é a ampliação da capacidade de acumular patrimônio. A partir da boa escolha de alternativas, você pode aumentar suas reservas financeiras ao longo do tempo.

Ademais, lembre-se de que o seu potencial de retorno está diretamente ligado à quantia que você investiu. Logo, ao acumular patrimônio, você pode ter mais recursos disponíveis para novos investimentos e, assim, buscar retornos ainda melhores.

Nesse sentido, a prática será importante para ter mais tranquilidade financeira e, até mesmo, otimizar o seu padrão de vida e da família. Assim, objetivos financeiros que antes pareciam distantes podem se tornar mais facilmente alcançáveis.

Ficar mais próximo da independência financeira

Melhorar os retornos da sua carteira de investimentos também é relevante para deixá-lo mais próximo da independência financeira. Esse é o momento em que você passa a ter total controle, autonomia e flexibilidade nas decisões relacionadas ao dinheiro.

É possível entender a independência financeira como o período em que você tem renda passiva suficiente para arcar com todos os seus gastos. Habitualmente, essa realidade pode ser atingida por meio do foco no longo prazo e investimentos inteligentes com boa rentabilidade.

A partir do momento em que você se torna independente financeiramente, você terá mais liberdade para fazer planos e tomar decisões, inclusive no campo profissional. Afinal, o dinheiro não precisará ser um fator decisivo porque você já terá os recursos disponíveis para arcar com suas despesas.

 

Como compor uma carteira com investimentos mais rentáveis?

Como você viu, buscar investimentos mais rentáveis traz diversas vantagens para seu patrimônio. Por isso, é interessante entender como você pode montar sua carteira de modo a contemplar esse objetivo. Saiba mais!

Considerar o perfil de risco

O primeiro passo para selecionar investimentos mais rentáveis é considerar o seu perfil de investidor. Afinal, ele serve para indicar o nível de risco que você tolera no mercado.

Ao mesmo tempo, tenha em mente que existe uma relação intrínseca entre risco e retorno no mercado financeiro. Isto é, quanto mais riscos o investidor puder assumir, maior tende a ser o potencial de rendimentos da carteira.

Desse modo, para buscar investimentos que podem entregar resultados melhores, você precisará estruturar seu portfólio para assumir mais riscos — desde que isso faça sentido para o seu perfil.

Traçar os objetivos financeiros

Após conhecer o seu perfil de investidor, você precisa traçar os objetivos financeiros e seus prazos. Eles podem ser de:

● curto prazo: para alcançar dentro de até 1 ano;

● médio prazo: para realizar em até 5 anos;

● longo prazo: para concretizar a partir de 5 anos.

Esses objetivos também guiarão a montagem da sua carteira. Isso porque eles facilitarão a sua pesquisa sobre as alternativas mais adequadas para cada meta e otimizarão a análise dos resultados obtidos ao longo do tempo.

Fazer investimentos alternativos

Ao buscar alternativas de investimento, muitos investidores priorizam aquelas que estão presentes no mercado tradicional. As mais comuns são os títulos de renda fixa, como aqueles disponíveis no Tesouro Direto, e os ativos de renda variável da bolsa, como as ações.

Apesar de essas opções oferecerem oportunidades para rentabilizar sua carteira, elas não são as únicas possibilidades existentes. Por esse motivo, pode ser vantajoso buscar por investimentos alternativos para manter uma estratégia mais diversificada.

Eles são chamados assim porque tendem a ser novidades e não costumam estar disponíveis nos ambientes tradicionais de negociação. Nesse sentido, eles podem ser mais arriscados, mas também são oportunidades capazes de oferecer mais rentabilidade para seu dinheiro. O peer-to-peer lending (P2P) ou empréstimo ponto a ponto é uma dessas oportunidades. Ele conecta investidores a empresas buscando crédito. Logo, a alternativa dá a oportunidade de investir disponibilizando recursos para empresas com retornos mais atrativos que os ofertados em títulos comuns de renda fixa.

Diversificar a carteira

Também é importante diversificar a sua carteira de investimentos. A prática favorece o gerenciamento de riscos do seu portfólio. Para tanto, você deve alocar seu patrimônio em ativos expostos a condições e riscos distintos.

Essa prática evita que uma determinada configuração do mercado afete os resultados de todo o seu portfólio, por exemplo. Além disso, a diversificação pode ajudá-lo a ampliar o potencial de retornos da carteira.

No entanto, mesmo equilibrando os riscos, os seus investimentos devem ser feitos conforme seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Desse modo, será possível montar uma carteira de maneira inteligente e com potencial de atingir as metas que você traçou.

 

Como a Peak Invest pode contribuir com sua jornada?

Chegando até aqui, você já entendeu como estruturar sua carteira de forma estratégica e com investimentos mais rentáveis. Nesse sentido, a Peak Invest é uma plataforma que pode contribuir positivamente em sua jornada.

Nós conectamos empresas em busca de captar recursos a investidores que procuram melhores oportunidades para o seu portfólio. Então, por meio de alternativas como o P2P lending, é possível alinhar os objetivos de ambas as partes.

A partir da Peak Invest, as empresas conseguem obter créditos com taxas de juros menores. Já os investidores usufruem de investimentos alternativos com maior potencial de retorno.

Como você aprendeu, buscar investimentos mais rentáveis é importante para acumular patrimônio e se aproximar da independência financeira. Assim, você pode colocar em prática as estratégias deste artigo para ter a chance de melhorar os retornos da sua carteira no longo prazo. Quer saber mais sobre o peer-to-peer lending? Entenda como ele funciona com a Peak Invest!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X