6 Investimentos que podem gerar retornos mensais

Os investidores podem participar do mercado financeiro por diversos motivos, como para fazer uma viagem ou viver de renda no futuro. Se a intenção for obter uma renda passiva, é preciso buscar uma composição estratégica para a sua carteira de investimentos, com alternativas que gerem retornos mensais.

Logo, você deve pesquisar quais são as oportunidades que permitem alcançar esse objetivo. Além disso, é necessário entender como cada uma delas funciona e quais são suas principais características. Dessa forma, é possível fazer escolhas mais acertadas para o seu portfólio.

Pensando nisso, este artigo apresentará 6 investimentos que podem compor a sua carteira e gerar retornos mensais. Continue a leitura e descubra!

6 Investimentos que podem gerar retornos mensais 1

1. Títulos do Tesouro

Os títulos públicos são investimentos de renda fixa que funcionam como empréstimos para o Governo Federal. Eles são emitidos pelo Tesouro Nacional e negociados na plataforma do Tesouro Direto.

Quem adquire um título federal recebe uma rentabilidade com condições conhecidas previamente — que pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. Em relação à segurança, esses investimentos têm o chamado risco soberano.

Isso ocorre porque eles são inteiramente garantidos pelo Tesouro Nacional — e o Governo é a instituição mais sólida do país. Assim, os títulos públicos são a alternativa de menor risco do mercado.

Por apresentarem maior segurança, os títulos do Tesouro costumam estar presentes nas carteiras dos investidores conservadores. Contudo, eles também podem compor o portfólio de quem tem perfil moderado e arrojado para equilibrar os riscos.

Vale saber que existem títulos que pagam os rendimentos apenas no vencimento e aqueles que oferecem cupons semestrais. Nesse caso, você pode receber a rentabilidade acumulada a cada 6 meses. Logo, para ter renda mensal, pode ser interessante montar uma carteira com títulos que tenham datas de pagamento diferentes.

 

2. Investimento em imóveis

O aluguel de imóveis é uma das estratégias mais tradicionais para construir renda mensal. Como as pessoas precisam de um lugar para morar, o mercado imobiliário tende a apresentar demanda constante.

Assim, a compra de imóveis pode ser um investimento para gerar retornos mensais com o recebimento de aluguel, por exemplo. No entanto, é preciso ter planejamento e estratégia para realizar esse processo com segurança, evitando problemas com os inquilinos e eventuais prejuízos.

Além disso, é importante considerar que essa alternativa exige um investimento mais elevado. Então analise com cautela se o retorno obtido com esse investimento está alinhado com suas necessidades.

 

3. Fundos de investimento imobiliário

Os fundos de investimento imobiliário (FIIs) são veículos coletivos que reúnem investidores interessados no mercado de imóveis. Para tanto, uma administradora monta um FII conforme as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o disponibiliza no mercado financeiro.

A negociação das cotas dos FIIs acontece na bolsa de valores brasileira (B3). Os recursos do fundo são administrados por um gestor profissional, que escolhe as alternativas para compor a carteira segundo a estratégia do FII.

Ainda, saiba que é possível ter retorno financeiro com os fundos imobiliários de duas maneiras principais. A primeira é pela venda das cotas por um preço médio maior que a cotação média de compra.

Outra possibilidade é receber dividendos e ter uma renda passiva. Nesse caso, os fundos de tijolo são os mais propícios a distribuir os proventos com maior frequência — inclusive mensal. Afinal, eles priorizam o investimento em imóveis físicos e podem lucrar com o recebimento de aluguéis.

 

4. Ações que pagam dividendos

As ações representam pequenas parcelas do capital social de uma empresa listada na bolsa de valores. Ao adquirir um papel desse tipo, você se torna sócio do negócio e tem o direito de participar dos resultados da companhia.

No Brasil, as empresas de capital aberto são obrigadas a dividir seus lucros com os acionistas via dividendos. O pagamento precisa ser, pelo menos, anual, mas a companhia pode definir uma distribuição mais frequente.

Por isso, existem empresas consideradas boas pagadoras de dividendos e que fazem o pagamento mensal. Outra possibilidade para ter retornos todos os meses é investir em companhias diversas, que tenham diferentes datas para pagamento.

Assim, existe a chance de receber dividendos frequentes, os quais são pelas distintas ações que você possui na carteira de investimentos.

 

5. Previdência Privada

A Previdência Privada também é bastante lembrada quando o assunto é conquistar rentabilidade e viver de renda. Ela funciona em duas etapas: a primeira envolve construir o patrimônio por meio de aportes frequentes.

Assim, a instituição responsável pela administração do plano de Previdência investe os recursos em alternativas disponíveis no mercado, de acordo com a estratégia do fundo. Por isso, um plano de Previdência pode ter diferentes níveis de risco.

Após a fase de acumulação, começa a etapa de usufruto. Nela, o recebimento dos recursos acontece da maneira definida em contrato. É possível receber o dinheiro de uma única vez ou na forma de renda mensal, funcionando como uma aposentadoria.

Para escolher o plano de Previdência mais adequado às suas necessidades, é preciso conhecer a estratégia de investimento e as taxas cobradas, como a taxa de administração e carregamento.

 

6. Peer to peer lending (P2P)

Outra possibilidade para quem busca retornos mensais é o peer to peer lending (P2P). O empréstimo ponto a ponto, como também é conhecido, permite que pessoas físicas e jurídicas disponibilizem seu capital para empresas interessadas em captar recursos. Assim, em vez de uma companhia buscar uma linha de crédito tradicional, como um empréstimo bancário, ela pode obter dinheiro junto a investidores.

O processo funciona por meio de uma plataforma voltada para esse fim, de modo regulamentado. Em troca, o investidor recebe o montante investido mais uma taxa de juros acordada — que costuma ser mais elevada que em outras aplicações do mercado. Já a empresa que captou os recursos paga taxas menores do que em uma linha de crédito tradicional, por exemplo.

Com o P2P lending, o investidor também pode ter acesso a rendimentos mensais. Afinal, o tomador do empréstimo faz o pagamento todos os meses, então os investidores podem receber os valores com essa regularidade.

Com esses 6 investimentos, você tem a oportunidade de montar uma carteira que pode gerar retornos mensais. Dessa forma, é possível ter uma fonte de renda passiva no futuro para alcançar, até mesmo, a sua independência financeira. Gostou das informações? Então aproveite para ampliar seu conhecimento e entenda por que a diversificação é tão importante na hora de compor seu portfólio!

Compartilhe esse post

Archives

Posts relacionados

Comentários

A Peak não exige depósitos e pagamentos de forma antecipada para conceder empréstimos. Fique atento(a) a golpes financeiros e, na dúvida, entre em contato através do e-mail: contato@peakinvest.com.br ou tel: 11 3031-3123.

X